terça-feira, 27 de outubro de 2009

Trabalhar e estudar fora do país

Thadeu Neves - Jornalismo - UniverCidade

Com o mercado de trabalho exigindo cada vez mais profissionais bem preparados, com um nível cultural maior e uma formação acadêmica mais aperfeiçoada, há um tipo de intercâmbio que surge como uma solução boa, bonita e barata: o "au pair".

"Au pair" é uma palavra francesa que significa “a par”, o que define bem o objetivo do programa. Nesse tipo de intercâmbio, o participante passa um período de um ano na casa de um casal estrangeiro e tem que fazer o serviço de babá, tornando-se parte da família e não apenas um empregado. Em troca recebe hospedagem, alimentação, quarto próprio, salário e uma bolsa auxílio para fazer um curso de até 90 horas, conquistando fluência no idioma do país que ele viaja e grande bagagem cultural, objetivos principais do programa.

Podem participar jovens entre 18 e 26 anos, que tenham carteira de motorista, nível intermediário em inglês e não tenham antecedentes criminais, entre outros requisitos. Embora não haja muita procura por parte dos homens, ainda há alguns que se aventuram, embora seja exigido deles experiência como professores de Educação Física infantil e uma carga horária de 800 horas maior com crianças do que as mulheres. Os Estados Unidos é o destino mais procurado, mas ainda há possibilidade de ir para Alemanha, Áustria, Holanda e França.

A Associação Internacional de Au Pair, a IAPA, informou que o programa vem crescendo bastante. Segundo o site da CI, uma das maiores agências de intercâmbio, a procura dobrou no último ano. Como o pagamento das taxas são feitos em dólar e a moeda vem tendo frequente queda, o "au pair" ficou mais acessível.

Para Melina Lessa, que está há dois meses na Califórnia fazendo o "au pair", a saudade de casa é o que mais pode atrapalhar na adaptação do candidato. “Sinto muita saudade dos meus amigos, dos meus pais, da comida do Brasil. Mas vejo que é uma oportunidade de crescimento e que voltarei com uma grande experiência no currículo” finalizou.


Serviço:
www.ci.com.br

Nenhum comentário: