quarta-feira, 20 de maio de 2009

Rio de Janeiro é escolhido para a segunda edição do projeto Disco Voador

Rodrigo Alves - UniverCidade – Jornalismo

Um disco voador vai sobrevoar a orla do Rio no próximo sábado, 23 de maio, a partir das 19h30, da barra ao flamengo, incluindo a lagoa Rodrigo de Freitas. O criador da obra de arte é o artista plástico americano Peter Coffin.

O carregamento com o disco voador chegou no ultimo sábado ao aeroporto de Jacarepaguá, onde o objeto está sendo montado e levantará vôo no sábado. A obra de arte tem sua estrutura em alumínio, na forma de disco, com sete metros de diâmetro e aproximadamente 800kg. A estrutura também possui 15 mil lâmpadas e telões que, durante o vôo, projetam visualizações e imagens luminosas.

O disco voador, na verdade será pendurado num cabo de 50 metros e transportado durante todo o trajeto por um helicóptero, dando a impressão de voar. Mas o sobrevôo é apenas a primeira parte do projeto. Segundo o artista plástico a ideia é chamar a atenção do público e fazer com que as pessoas tirem fotos e vídeos da aparição. Coffin quer que as pessoas enviem as imagens para o site do projeto na internet: http://www.discovoador.art.br/. As melhores serão selecionadas e depois apresentadas numa exposição aqui no rio, ainda em este ano.

O Rio de Janeiro é a segunda cidade do mundo a receber este projeto diferente. Em julho de 2008, o disco voador sobrevoou a cidade de Dansk, na Polônia.

Nenhum comentário: