segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Especial Promessas – Secretaria de Ordem Pública visa melhorar a desordem urbana

Mariana Costa - Jornalismo - Univerciade

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) fez 83 promessas para a população carioca durante a sua campanha. Dentre elas, a de número 49 tem como objetivo criar uma Secretaria de Ordem Pública, no bairro da Tijuca.

Segundo Paes, o órgão tem como função centralizar as ações que ele chamou de moralização do espaço urbano, da população de rua e do comércio ilegal, além de reprimir pequenos delitos.

Para coordenar a Secretaria, o prefeito nomeou Rodrigo Bethlem – atual Secretário Estadual do Governo. O administrador trabalhará em conjunto com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, com a PM e com a Polícia Civil. O órgão tem como objetivo reprimir os pequenos infratores, além de melhorar a desordem urbana em locais como a Barra da Tijuca, o Centro da Cidade e todos os bairros da Zona Norte. Nesse momento, são estes os pólos que mais precisam ser fiscalizados. Está tudo um caos!

Ao justificar a escolha do Secretário, Paes lembrou a longa convivência política que ele tem com Bethlem e elogiou seu trabalho como Subsecretário de Governo. "As operações conduzidas pelo Rodrigo Bethlem no Governo do Estado já mostraram que quando a ordem pública é restabelecida, certos índices de criminalidade têm uma redução significativa", destacou o prefeito eleito.

Até agora, a Secretaria é só promessa. Cabe a nós, cidadãos, impor os nossos direitos e cobrar, não só essa promessa, mas sim, todas que ele fez durante sua campanha.

Nenhum comentário: