segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Deslizando na Lagoa

Quem passa todos os dias em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas, entre as ruas Vinicius de Moraes e Henrique Drumond, está acostumado a ver uma galera muito radical dentro d’água sendo puxada por lanchas em alta velocidade e fazendo acrobacias em cima de mini-pranchas. Muito gente acha que o nome do esporte é esqui-aquático, mas não é. Chama-se Wakeboard. Ele foi criado por surfistas que se inspiraram na galera do esqui. No início da década de 80, em diversos lugares do mundo e inclusive no Brasil, algumas pessoas passaram a colocar alças para prender os pés em pranchas de surf. Em 1984, um surfista de San Diego chamado Tonny Finn desenvolveu o Skurfer – uma mistura de esqui-aquático e prancha de surf. No verão de 1985, alças (ou footstraps) foram aderidas às pranchas de mercado. O significado das alças não pode ser subestimado na evolução do wakeboard. As alças permitiram manobras mais altas. O Wakeboard passou a se parecer mais com o snowboard, mais dinâmico e fluido.

Em setembro de 1987 Roberto Pereira Leite, o Betinho, introduziu no mercado brasileiro uma cópia da Skurfer fabricada em São Paulo. Entre os primeiros praticantes brasileiros destacam-se o Betinho, Flavio Castello Branco e Luciano Balesteros. Marcos Figueiredo, mais conhecido no meio como Marquinhos é hoje um dos grandes nomes e incentivadores do esporte na cidade. Ele começou praticando esqui aquático há muito tempo. ‘’Em um determinado momento comecei a ficar sem motivação, porque já havia extraído tudo o que podia do esqui. Um amigo me apresentou o wakeboard e me identifiquei muito, apesar de ter praticado todas as modalidades de esqui -aquático como Slalom, salto de rampa e Barefoot, esquiar com os pés. Comprei equipamentos para a minha lancha para poder praticar com melhores condições” diz Marquinhos.

Hoje em dia Marquinhos dá aulas de Wakeboard na Lagoa para pessoas com idades que variam de 4 a 70 anos. A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos locais preferidos na cidade para a prática do esporte. Por ser cercada de montanhas e prédios ela está geograficamente protegida dos ventos fortes. Por não ventar muito, o espelho d’água fica liso e propício para deslizar com a wakeskate (prancha de wakeboard) na água.


Quem quiser praticar é só entrar em contato com o Professor Marquinhos. As aulas são na Lagoa Rodrigo de Freitas ,em frente a rua Garcia D´Avila. Marquinhos Figueiredo Tel: 55 21 9976 - 7147 55 21 2239 - 6976 riowakecenter@riowakecenter.com.br

Nenhum comentário: