terça-feira, 25 de novembro de 2008

Oportunidade a favor da inclusão digital

Lucilene Santy - Jornalismo - UniverCidade

Navegar na internet ficou mais fácil do que nunca. O Governo do Estado criou desde dia 11 de Setembro, o projeto Orla Digital, uma tenda instalada no calçadão de Copacabana, que oferece oficinas de informática e acesso gratuito a internet. Os objetivos do projeto são a inclusão digital e a apresentação do sinal gratuito de banda larga existente na orla.

Inicialmente a intenção era atender aos pescadores que não tinham acesso ao computador, mas atualmente está disponível a todos. É só ir ao local pegar uma senha apresentar nome, idade e o bairro onde mora. O usuário tem direito a 20 minutos de navegação na web e pode acessar quantas vezes quiser, basta pegar novamente a senha. São disponibilizadas 20 vagas de cursos básicos de informática todos os dias. O aluno pega o cronograma e ele mesmo monta sua grade de horário.

A novidade agrada a todos que freqüentam, principalmente aos idosos. De acordo com Marcos Germano, 25 anos, professor de informática do projeto são eles os que mais têm dificuldades com o computador. “Para eles o começo é difícil, mas aos poucos eles vão melhorando” diz.

Para os que já estão acostumados com internet visitar o local é mais um passatempo. Cláudia Reinhardt, 46 anos, corretora de imóveis, sempre visita o espaço para ver seus emails. Já o estudante Cris Santos do Prado, de 24 anos, deixa bem claro a vantagem de economizar com o acesso. “Já tenho bons conhecimentos em informática. O que me chamou a atenção foi a gratuidade, posso usar sem problemas”.


Orla Digital
Av. Atlântica s/ número, ao lado da colônia de pescadores, próximo ao Forte de Copacabana. Todos os dias das 9:00 as 22:00h. Até 30 de Novembro.

Nenhum comentário: