sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Cotidiano - Polêmica no desligamento de pardais

Mariana Costa - Jornalismo - UniverCidade

Uma faca de dois gumes! É assim que muitos definem a nova lei que autoriza o desligamento das lombadas e dos pardais a partir das 22 horas até às 6 horas do dia seguinte. O projeto tem autoria do deputado do PT, Jorge Babu. Com 48 votos a favor do decreto, a Assembléia Legislativa, derrubou nesta última quarta-feira o veto do governador do Rio, Sérgio Cabral.

No total serão desligados 475 dispositivos eletrônicos de multas espalhados pelo Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Teresópolis e em rodovias estaduais. Segundo Babu, essa lei foi fácil de ser decretada, pois ele acredita que o motorista que reduz a velocidade do seu veículo em 40Km/h está mais propenso a ser surpreendido por delinqüentes.

Por um lado, a lei pode ajudar os cidadãos a escaparem de possíveis assaltos em áreas de risco. Porém há um outro lado que vale a pena lembrar. Mesmo com a lei seca os acidentes, principalmente nos finais de semana, continuam acontecendo devido ao acesso de velocidade de motoristas imprudentes.

A moradora do Jardim Botânico, Maria de Lurdes, afirma que não é a favor da novidade. Ela conta que já viu diversos acidentes na rua principal do bairro, principalmente de madrugada. “É um absurdo, infelizmente os brasileiros não respeitam as regras e até aproveitam da mesma, para se beneficiar. E se quiserem nos assaltar não serão os pardais e lombadas que vão impedir”, reclama a moradora.

A lei só entrará em vigor depois da sua publicação. Antes disso é necessário que em dois dias, o Poder Executivo promulgue o texto. Após o prazo, o documento será reenviado à Alerj para promulgação por seu presidente, deputado Jorge Picciani (PMDB). Até lá, pardais e lombadas farão seus trabalhos normalmente.

Nenhum comentário: