sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Saúde: Outubro Rosa

Roberta Freire - Jornalismo - UniverCidade

A campanha pelo combate ao câncer de mama, que ilumina com a cor rosa os mais conhecidos pontos turísticos do mundo, como a Torre Eiffel, em Paris e o Rockefeller Center, em Nova York, chega, finalmente, à Cidade Maravilhosa.

Depois da iluminação realizada na Igreja da Penha, Zona Norte do Rio, foi a vez do Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado. Nesta terça-feira, dia 28 de outubro, as luzes foram acesas pela apresentadora Ana Maria Braga: "É uma honra chegar ao Cristo e iluminar a consciência carioca”.

Além de Ana, a jornalista Glória Maria também participou da campanha. Em um coquetel realizado no Copacabana Palace, Glória comentou a felicidade de ser escolhida embaixatriz da FEMAMA: "O mínimo que se pode fazer é esclarecer as pessoas com relação ao câncer de mama. A mulher consciente é aquela que sabe quem ela é, os riscos que corre e as possibilidades que tem”.

Tanto Ana quanto Glória usavam, em seus pescoços, o colar da Vitória, desenvolvido originalmente pela instituição norte-americana Susan Komen for the Cure, trazido ao Brasil pela presidente da FEMAMA, Dra. Maira Caleffi. Cada conta simboliza a variação dos tamanhos dos nódulos da doença. Porém, as três menores, ou seja, os três menores nódulos, só podem ser detectados através da mamografia. "Só o auto-exame não basta. Por isso a importância da mamografia. Esse tipo de atitude pró-ativa são as chaves do diagnóstico precoce e do aumento da possibilidade de cura". – ratifica Dra. Maira.

Nenhum comentário: