Christian Baeta . Jornalismo . UniverCidade
Para quem adora andar de bicicleta pela orla carioca, nada melhor que, no momento que sua bike apresentar qualquer problema, apareça alguém para ajudá-lo. Foi pensando nisso que uma empresa de seguros criou o SOS Bike, serviço gratuito para o reparo de bicicletas. O serviço funciona aos sábados, domingos e feriados das 08 às 17 horas, nas praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra. “O único conserto que não fazemos é pneu furado, devido a pouca disponibilidade de recursos”, informam Sergio e Juan, colaboradores da seguradora.
Esse tipo de serviço também é oferecido na Lagoa aos finais de semana. Renato Pedro conserta bicicletas hà três anos em frente ao Corte do Cantagalo, na orla de Ipanema e Copacabana. ”Eu também faço consertos em domicílio, pois ninguém sabe a hora que a bike pode deixá-lo na mão”.
Em função da preservação ambiental muitos incentivos estão sendo feitos para a utilização das bicicletas como meio de transporte. O metrô Rio, por exemplo, lançou a campanha “pedalando no metrô” onde os passageiros transportam suas bicicletas aos domingos e feriados no último vagão. O transporte de bikes já era permitido desde 2005. Além disso, o metrô disponibilizou bicicletários nas estações do metrô da Pavuna e Cantagalo, em Copacabana.
Uma outra novidade é que a partir de novembro, os cariocas poderão utilizar estações de aluguel de bicicletas. O usuário deverá efetuar um cadastro pela internet e deixar uma caução de R$ 350 como seguro. Esse modelo é muito utilizado em cidades européias, como Paris.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário