quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Economia- Comércio eletrônico cresce e insatisfação com o serviço também

Rafael Zveiter - Jornalismo - UniverCidade

A última pesquisa, divulgada pela E-bit, empresa que monitora o desenvolvimento do setor, revelou que o faturamento do e-commerce no primeiro trimestre deste ano foi 49% maior que no mesmo período do ano passado. Porém, nem sempre isso significa satisfação do cliente.O Procon-RJ registrou aumento no número de queixas de consumidores insatisfeitos na hora da compra. Foram 213 reclamações contra 168 do mesmo período do ano passado.

O consumidor deve buscar o máximo de informações sobre o produto e o site de vendas ,checar o endereço físico, telefone e CNPJ do fornecedor ,precavendo-se de eventuais problemas.

Segundo o Código do Consumidor , o cliente tem o direito de desistir da compra efetuada pela internet no prazo de sete dias contados do recebimento, para isso deve ter todos os comprovantes da compra.

Alguns sites como o BondFaro (http://www.bondfaro.com.br/) e o BucaPé (http://www.buscape.com.br/) ajudam o consumidor a escolher a loja com o preço mais em conta. Mas ele deve estar atento ao preço do frete.

“Sempre que eu posso, eu escolho pagar via boleto bancário, pois a internet não é totalmente segura”,relata Felipe Rodrigues,Analista de TI de uma grande empresa.Nas compras internacionais, a empresa que importa os produtos é a responsável pela compra, portanto o consumidor deve entrar em contato com a importadora legal do produto.

Para quem tiver dúvidas sobre compras online, ligue para o Disque-Procon (151), de segunda a sexta, das 09h às 17h.


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