quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cotidiano - Esculturas em troncos chamam a atenção em Ipanema

Natália Nogueira - Jornalismo - UniverCidade

Quem nunca se perguntou o que seriam aquelas esculturas em troncos de árvores na Rua Vinicius de Moraes. Elas são obras do artista mineiro Andrea Brandani, que com sua visão criativa enxergou em árvores mortas, obras de arte.

Brandani diz só retirar o excesso, pois as formas já estão ali. Ao todo são três árvores esculpidas. Cada obra consumiu cerca de cinco horas de trabalho por dia, durante uma semana. Suas mãos associadas a um machado, um martelo e um formão, são as únicas ferramentas de trabalho.

O artista revela ter a vontade de transformar troncos de árvores em esculturas há 25 anos, mas só agora teve a oportunidade. Hoje, mesmo sabendo que a qualquer momento a prefeitura poderá retirar suas obras dali, Brandani diz estar satisfeito, pois o trabalho é alvo de muitos comentários dos pedestres. “As pessoas ficam tentando descobrir o que representa, buscando associações com simbologias concretas. Alguns identificam semelhanças com animais, outros com cabeças e ossos. Comentários criativos não faltam”, afirma.

Os defensores da natureza podem ficar tranqüilos, pois ele só utiliza troncos de árvores mortas. São amendoeiras, e não são consideradas espécies nativas. É só passar por lá, apreciar e se encantar!

3 comentários:

andrea brandani disse...

OI PESSOAL
adorei a materia, agradeço demais.
Sera sempre um prazer recebe los
bjs
andrea
deh

andrea brandani disse...

oi
natalia, esqueci de mensionar seu nome e agradece la obrigado adorei
andrea
deh

andrea brandani disse...

mencionar fica melhor ne :)
bjs
deh