domingo, 19 de abril de 2009

Ressaca de boas ondas no Rio

Rodrigo Marcolini - jornalismo - UniverCidade

A páscoa foi especial para os amantes do surf de ondas grandes. Um ciclone extratropical que atingiu o sul do país, nesse fim de semana, trouxe ondas de até três metros de altura a algumas praias do Rio. Com o espetáculo não muito comum na orla, o carioca aproveitou para apreciar a força da natureza e a coragem de alguns surfistas que se aventuraram em praias que ofereciam condições para o esporte. A Prainha e o canto do Recreio foram as melhores pedidas na Zona Oeste. Na Zona Sul, alguns locais de ondas grandes funcionaram bem com a entrada da ressaca, como a laje do Sheraton e o Sorriso, em Copacabana.




Fora da cidade, as estrelas do fim de semana foram Carlos Burle e Eraldo Gueiros, dois dos principais surfistas de ondas grandes no cenário mundial. Os atletas deixaram o Rio no início do feriado em busca de ondas maiores. A laje de pedra em Jaconé, na Região dos Lagos, é um local que só tem ondas em condições como a do fim de semana. Burle e Gueiros, que treinam juntos, usaram o equipamento completo para enfrentar as grandes ondas de Jaconé. Os dois praticam o tow-in, modalidade do esporte em que o surfista é rebocado por um jet-ski até entrar na onda (Assista o vídeo).


De acordo com o Instituto Climatempo, a ressaca nas praias cariocas vai continuar e o mar deve subir ainda mais. As ondas podem chegar a 10 pés. O Instituto Estadual do Ambiente informou que o banho de mar está recomendado, porém com restrições por causa das chuvas.  

Nenhum comentário: