segunda-feira, 27 de abril de 2009

Praia para todos

Elza Afonso - Jornalismo - UniverCidade

Projeto que facilita acesso de deficientes físicos à praia precisa de patrocínio para ampliar atividades  

Nos últimos 12 domingos o projeto Praia Acessível, coordenado por duas ONGs, Adaptsurf e Espaço Novo Ser, tornou a praia no Posto 11 do Leblon um espaço ainda mais democrático. Esteiras de bambu foram colocadas na areia para facilitar o acesso de pessoas com deficiências físicas, principalmente cadeirantes, chegarem até o mar.  

A última edição do projeto começou no dia 8 de fevereiro e segundo a coordenadora do "Praia Acessível", Nena Gonzalez, a ideia é retomar as atividades do programa. O projeto pretende expandir as ações para outros pontos da orla, mas para isso é necessário conseguir mais patrocínio, principalmente para a aquisição de cadeiras de rodas anfíbias, usadas para levar os cadeirantes até o mar.  

O esportista cadeirante Fábio Fernandes, de 33 anos, explicou que a acessibilidade promovida pelo projeto ajuda a mudar vidas e a reforçar a auto-estima do portador de limitações físicas. Ele lembrou que muitas pessoas que utilizaram as facilidades do Praia Acessível estavam há décadas sem um banho de mar.  

Durante os três meses de funcionamento do programa ficaram à disposição dos usuários cadeiras anfíbias e pranchas de surf adaptadas. Foram oferecidas, também, atividades esportivas como partidas adaptadas de frescobol e de peteca.  

Nenhum comentário: