Luciana Machado – Jornalismo - UniverCidade
O prefeito eleito no Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), passou a campanha eleitoral inteira afirmando que iria acabar com a aprovação automática – nome criado pela imprensa para o sistema de ciclos - nas escolas municipais do estado, mas de acordo com algumas declarações que foram dadas pela futura secretária municipal de educação, Cláudia Marinha Costin, o sistema de ciclos permanece. Segundo ela, a prioridade é garantir reforço escolar para que as crianças não passem de ano sem aprender, - "O caminho é o reforço e fazer com que os professores se capacitem" – Disse a futura secretária ao jornal O Globo.
Pais e professores estão insatisfeitos com essas declarações, "Para mim essa é uma forma de tentar tapar o sol com a peneira, no final das contas à aprovação automática vai continuar, e meu filho vai sair do colégio sem aprender o que deveria" disse Madalena Costa, dona de casa e mãe de Rafael, estudante da rede pública. Já a professora Ana Lúcia, que prefere não mencionar o nome da escola em que leciona, diz que a reprovação em alguns casos é a última oportunidade que o aluno tem de aprender, - "Não se trata de punição, mas sim de reeducação" - acrescentou Ana Lúcia.
O futuro prefeito declarou que Cláudia terá total liberdade para formar equipes e administrar as mais de 1.200 escolas municipais. Mesmo declarando ser contra a aprovação automática, Cláudia manterá o sistema de ciclos. E são essas declarações que preocupam os eleitores e geram dúvidas quanto às promessas feitas por Eduardo Paes, se cada um de seus secretários e auxiliares, que tiverem liberdade para tomar decisões, fizerem como Cláudia, que diz não concordar, e acaba mantendo tudo como está, fizerem o mesmo, poderemos ter uma visão de como o Rio de Janeiro vai estar ao fim desse mandato: nas mesmas condições em que se encontra hoje.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Especial Promessas - Candidato Eduardo Paes X Prefeito Eduardo Paes: O que mudou?
Marcadores:
aprovação automática,
Eduardo Paes,
escolas municipais,
sistema de ciclos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário