Madeleine Gadelha - Jornalismo - UniverCidade
Perder um documento é sempre motivo de chateação e aborrecimento. O Detran recebe mensalmente cerca de 500 documentos de habilitação e propriedade de veículos que foram roubados ou perdidos. Atualmente existem mais de 10 mil dentro do prazo de validade esperando para serem devolvidos. De acordo com a ouvidora do Detran, Karina Continentino, a procura por esses documentos é considerada baixa, cerca de 100 pessoas procuram mensalmente pelo serviço de achados e perdidos do órgão e para aumentar a procura, o Detran lançou o serviço na internet, onde é possível saber se o documento foi encontrado.
Outra novidade é a mensagem que aparece na tela da agência bancária quando a 2º via é solicitada. Se o documento perdido já estiver no Detran, o pagamento é bloqueado e uma mensagem é colocada avisando que o documento está disponível no órgão. Para retirar os documentos perdidos ou roubados, o motorista deve levar ao Detran apenas um documento com foto. Pais, mães e cônjuges também podem pegar as carteiras, mas precisam apresentar identificação que comprove o grau de parentesco. Caso o documento não apareça, é necessário providenciar uma segunda via e aí sim, pagar uma taxa que varia de acordo com o tipo de documento.
Se você foi roubado pode obter uma nova documentação gratuitamente. Para isso, é preciso apresentar um boletim de ocorrência na Rua Presidente Vargas, 817, no Centro.
E para saber se seu documento está na ouvidoria do Detran acesse o site: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=127 ou ligue para 0800-0204042 - SAC (segunda a sexta das 8h às 20h).
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário