
A 5ª edição da mostra "Morar Mais por Menos" apresenta, entre os dias 23 de outubro a 30 de novembro, 77 espaços de soluções de arquitetura, decoração e paisagismo. O evento acontece no prédio da Pequena Cruzada de Santa Therezinha do Menino Jesus – obra social que contribui na formação de 310 crianças carentes de 5 a 14 anos em regime de semi-internato - na Lagoa. Além de ajudar a instituição na conclusão das obras de ampliação, iniciada em 1986 e paralisada por falta de recursos, a mostra também promove a inclusão social de artesãos através de parcerias firmadas entre os arquitetos com cooperativas e ONGs.
No espaço projetado pelas arquitetas Patrícia Van Hoegaerden e Suzana Melo, os produtos foram produzidos para não poluir a natureza, reduzir o consumo de energia e valorizar a cultura brasileira. “Utilizamos o artesanato brasileiro, como a escultura do Luiz Gonzaga, o porquinho do Saara feito de barro, estante em ferro oxidado, escultura feita de sucata de automóvel, cadeira reciclada e ventiladores. Tudo pensado para salvar o planeta, unindo cultura e informação”, conta Patrícia.
O prédio onde está sendo realizada a mostra possui um grande pátio externo, ocupado por ambientes decorados que fogem do convencional. Foram usados materiais como tijolos rústicos, caixotes de feira, madeira de demolição (madeira reutilizada), MDF (tipo de compensado), pisos de concreto, luminárias de lâmpadas fluorescentes e iluminação gerada por luz solar, tudo para reduzir o custo das obras e consumo de energia elétrica.
O evento "Morar Mais por Menos" está aberto ao público de terça a domingo, de 12h às 21h, na Sede da Pequena Cruzada de Santa Therezinha do Menino Jesus, localizada na rua Fonte da Saudade, 204, Lagoa. Ingressos: terça a sexta, R$ 20; sábados, domingos e feriados, R$ 25. Informações: (21) 2512-2412.
Nenhum comentário:
Postar um comentário