Bruna Issa - Jornalismo - UniverCidade
No próximo domingo, dia 05 de outubro, os cariocas vão ficar sem suas ruas de lazer. Vias de grande movimentação como as pistas do Aterro do Flamengo, Copacabana, Ipanema e Leblon permanecerão abertas aos veículos para facilitar o deslocamento dos eleitores. A suspensão temporária foi determinada pela Secretaria Municipal dos Transportes, com a finalidade de amenizar o trânsito constante em dias de eleição. A decisão se estende para o dia 26 de outubro em caso de segundo turno.
Para a estilista Isabel Camargo, moradora de Ipanema, a interrupção provisória das pistas de lazer prejudica mais do que ameniza. "Assim como eu, muitas pessoas passeiam pelas vias aos domingos, não é justo simplesmente abrirem as ruas aos carros, como se ninguém fosse ser prejudicado por isso."
A advogada Patricia Prates, apesar de morar na Barra da Tijuca, tem sua zona eleitoral em Copacabana. Patricia conta que desde que reside na Barra, sempre pegou trânsito lento em dia de eleição. Com o objetivo de fugir do engarrafamento, a advogada passou a acordar cedo para votar. "É lamentável ter que acordar no domingo às 7 horas da manhã para votar, mas é o único jeito de fugir do congestionamento", desabafa. Para ela, a medida se faz mais do que necessária. "Se a decisão promete melhoras no trânsito, acho que as vias devem permanecer abertas sim, em respeito aos eleitores."
Point dos adeptos de caminhada, corrida e esportes ao ar livre, as vias de lazer costumam fechar aos domingos e feriados, das 7h às 19h, quando é impedido o trânsito de veículos nas pistas, sendo autorizados apenas a circulação de pedestres, bicicletas, patins ou triciclos. Ao todo são 1.560 áreas de lazer implantadas em vias públicas distribuída por toda a cidade, onde além de esportes, são realizados passeatas, manifestos e apresentações culturais.
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
Comportamento: Trânsito livre para votar
Marcadores:
Aterro do Flamengo,
congestionamento,
eleições,
Ipanema,
leblon,
ruas de lazer,
trânsito
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário