terça-feira, 16 de setembro de 2008

Cultura - Feira Hippie de Ipanema completa 40 anos

Madeleine Gadelha - Jornalismo - UniverCidade

A maior feira de arte a céu aberto do mundo está fazendo aniversário e vai ter festa para comemorar. Há 40 anos, um grupo de artistas plásticos teve a idéia de pendurar seus trabalhos na Praça General Osório, onde acontecia a feira do livro. A idéia parecia absurda, mas as pessoas paravam, olhavam e acabavam comprando alguns trabalhos. O artista Hugo Bidet, autor da idéia, logo que vendeu seu primeiro trabalho, voltou aos pulos para matar o desejo de beber um chope e pagar a rodada para os seus amigos. Assim nascia a Feirarte - ou a Feira Hippie de Ipanema, como é mais conhecida - em plena ditadura, no emblemático ano de 1968. Em 1969, o regime militar fechou a feira, mas, no ano seguinte, os artistas se organizaram e conseguiram a licença de trabalho para garantir a permanência na praça.

Ivan Jilek, expositor há 39 anos e um dos fundadores, conta que a feira passou por vários momentos difíceis. "Em 1984, o então prefeito Marcelo Allencar queria transferir os artesãos e artistas para a Praça Tiradentes. Mobilizados, conseguimos não só permanecer em Ipanema, como contar com a ajuda do prefeito, que passou a nos apoiar. Em 1987, nova ameaça com a extensão das obras do Metrô Copacabana e mais uma vitória. E há poucos anos, entre 2000 e 2001, a construção de uma grade no entorno da praça diminuiria o nosso espaço. Mais uma vez, nos mobilizamos e a obra não aconteceu".

A feira é passeio obrigatório para turistas brasileiros e estrangeiros e cariocas que não dispensam uma novidade com a cara da cidade. E, para comemorar, a data da festa já está marcada: 26 de outubro, às 11h. Terá muito rock, performances e poesia. Ivan Jilek antecipa uma das atrações: "Serguei não pode faltar, já está confirmado, é tradição".

Nenhum comentário: