Bateria , baixo, guitarra e jazz. Muito jazz! É essa a proposta de três músicos cariocas que combinam releituras de clássicos do rock, do pop e standards do jazz com algumas pitadas de bossa nova. Tudo isso com muita improvisação.
Formado por Pablo Mendes na guitarra, Alexandre Guerra no baixo e Gabriel Barbosa nas baquetas, o PAG trio chamou atenção na cena musical carioca por fugir da fórmula tradicional e ''jazzificar'' versões de músicas como ''Smell like teen spirit'' do Nirvana. Eles contam como surgiu essa idéia: ''Os três integrantes da banda começaram na música tocando rock e pop. Sem contar que, no começo nosso conhecimento do repertório de jazz era pequeno, então acabava ficando mais fácil tocar músicas que já nos eram familiares'', revelam os rapazes que já têm três CD's gravados.
O clima dos shows é de um ensaio aberto. O repertório vai desde Tom Jobim, passando pelas já consagradas no estilo como ''Summertime'' eternizada na voz de Ella Fitzgerald, a Beatles. Em uma de suas últimas apresentações, foi a vez de transformar o batidão do funk em jazz. Os rapazes fizeram uma versão da música Créu. Foi um sucesso. '' Por ser uma banda baseada quase que completamente na improvisação, nós não ensaiamos muito antes dos shows. Deixamos pra que as idéias surjam na hora mesmo'', explica Pablo.
Mas, ao contrário do que muitos pensam, é preciso muito treino sim pra aprender a improvisar. ''Para chegar nesse ponto onde a criatividade passa diretamente da cabeça pras mãos e dedos, é preciso muito estudo'', ressalva. Por enquanto ainda não dá para ouvir o PAG trio na internet mas, quem quiser conferir, eles avisam: ''Temos quatro shows marcados pra esse mês de setembro. Dias 5 e 29 tocaremos no Largo das Letras em Santa Teresa. E nos dias 10 e 24 no Rio Rock & Blues Club, na Lapa''. Vale a pena.
Largo das Letras Livraria e Café Almirante Alexandrino, 501 - Largo dos Guimarães - Santa Teresa Telefone: 2221-8992 Rio Rock e Blues Club Rua do Riachuelo, 20 - Lapa Telefone: 3684-1091
Nenhum comentário:
Postar um comentário