domingo, 27 de setembro de 2009

Cultura japonesa difundida no Cosme Velho

Thadeu Neves - Jornalismo - UniveCidade

Pouco conhecida pelos cariocas, a Associação Nikkei do Rio de Janeiro tem sede no Cosme Velho, Zona Sul da cidade. Entidade sem fins lucrativos, a associação tem como objetivo promover a cultura nipônica no Brasil, divulgando os costumes e tradições japonesas através de atividades culturais beneficentes e educativas.

Nikkei é uma denominação em japonês para descendentes que tenham nascido fora do Japão ou para japoneses que vivam regularmente em outros países. Apesar do nome, pessoas de outras nacionalidades podem, mediante ao pagamento de uma taxa para manutenção, tornar-se sócio da casa e participar de atividades como badminton, tênis de mesa, origami, coral, Aikido, Kendo, Taiko e aulas de japonês. Além das atividades, eventos para difundir a cultura e integrar os associados são oferecidas ao público que comparece em bom número e aprova. Quem já conhece e faz parte, recomenda. “Eu conheci a Nikkei quando fui assistir a apresentação do grupo de Taiko no Centro Cultural Banco do Brasil e me apaixonei. Eles tem uma proposta muito interessante” diz Vivian Nunes, integrante do Taiko (veja o vídeo), que é um estilo japonês de percussão utilizado em cerimônias religiosas e militares do passado. Hoje em dia, o Taiko é uma atividade cultural de valor artístico que mescla batidas sincronizadas em tambores de diferentes tamanhos e movimentos coreografados.

Para mais informações, acesse o site da Nikkei (http://www.nikkeirj.com.br) ou entre em contato pelo do telefone 2556-9010.

Nenhum comentário: