segunda-feira, 4 de maio de 2009

Tai Chi na praça


Margareth Santos - Jornalismo - UniverCidade

Na praça Jardim de Alah, durante a semana, cerca de 20 pessoas, entre elas homens, mulheres, jovens e idosos, se reúnem para praticar uma antiga arte marcial chinesa, o Tai Chi Chuan. Sua prática traz benefícios para a saúde e ajuda na redução dos efeitos da síndrome do pânico e da depressão.

O evento faz parte do projeto Tai Chi na Praça, da secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura do Rio, que acontece há cinco anos em diversas praças da cidade. As aulas gratuitas acontecem de segunda à sexta-feira, de 7h às 8h e de 8h às 9h e são abertas ao público de todas as idades.

A professora Daise Dias, membro da Federação de Tai Chi Chuan do Rio de Janeiro, comenta que mais de 700 alunos, dos 15 aos 90 anos, já passaram pelo projeto. “No sábado 25 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Tai Chi e um grupo de alunos fez um mutirão para reformar a praça em homenagem à festa. Mais de 70 pessoas estiveram presentes. Nosso objetivo é tirar as pessoas de casa, da inércia. Depois de um tempo, nos tornamos uma verdadeira família”, acrescenta. Entre os seus praticantes, estão moradores de bairros como São Conrado, Copacabana, Ipanema, Botafogo e Rocinha.



Serviço

Praça Jardim de Alah
(às margens do canal)
Segunda à sexta-feira
Das 7h às 8h e de 8h às 9h

Nenhum comentário: