segunda-feira, 25 de maio de 2009

Obras inéditas de Aleijadinho no Forte de Copacabana

Júnior Jeremias– UniverCidade – Jornalismo

Maior expoente do barroco brasileiro, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é tema da exposição O Aleijadinho e a religiosidade barroca brasileira, que fica em cartaz até o dia 14 de junho no Museu Histórico do Exército, dentro do Forte de Copacabana. A mostra percorre todas as fases do escultor e revela ao público nove peças inéditas, que receberam, em abril, laudos de atribuição confirmando sua autenticidade. Sete delas nunca haviam sido expostas e estavam nas mãos de famílias que só concordaram em mostrar as relíquias porque elas seriam expostas dentro de área militar. Entre as obras exclusivas estão uma escultura de São Domingos de Gusmão e de São Tiago Maior, esculpidas entre 1781 e 1790.

Além das 19 obras de Aleijadinho expostas no museu, o material de demolição de uma antiga casa em Ibituruna, Minas Gerais, por onde passaram bandeirantes paulistas no século XVII, foi aproveitado para ajudar a situar o expectador no tempo e ajudar a contar a história do barroco brasileiro.

A exposição, que começou na cidade de Itu, São Paulo, vai percorrer outras cidades brasileiras, sempre dentro de unidades militares. No Rio, a visitação acontece no Museu Histórico do Exército de terça a domingo, das 10h às 20h. O ingresso custa R$ 10. Estudantes e maiores de 60 anos pagam R$ 5. Crianças de até 10 anos e portadores de necessidades especiais não pagam. Agendamento da visitação escolar e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2287-3781.

Nenhum comentário: