segunda-feira, 30 de março de 2009

Praia da Macumba agoniza pelo descaso


Rodrigo Marcolini – Jornalismo - UniverCidade


A força das ondas derrubou parte do calçadão, a mureta de proteção e destruiu bancos e chuveiros num trecho de 70 metros na praia da Macumba, no Recreio dos Bandeirantes. A destruição faz lembrar cenas de um lugar atingido por um ciclone ou até mesmo por um maremoto.

Técnicos da prefeitura chegaram à conclusão de que além das fortes ondulações, existe no local um déficit de areia. Por isso, ressaca após ressaca, a Praia da Macumba sofre com o impacto das ondas que no mês de março vieram com força incomum. Para os moradores da área, a culpa não é somente da erosão mas também da prefeitura, que segundo eles, não desenvolveu, ao longo do ano, uma ação preventiva e de manutenção para evitar o dano na orla.

Houve uma retirada ilegal de areia do Canal do Rio Morto, sem a repressão da prefeitura. Isso teria provocado a aproximação do mar com o calçadão. Para o oceanógrafo e ambientalista David Zee, o que acontece com a Praia da Macumba é fruto da ocupação desordenada na área e das mudanças climáticas. “As pessoas invadem a faixa de areia pensando que o mar não vai atacar. Ali está a vegetação de restinga. O leigo não sabe que esta área é reservada para o período de ressacas. Quando elas acontecem, o mar retoma a área invadida”, explica David.

A Rio-Águas esclarece que o Eco-Orla, projeto implantado no local, foi uma obra embasada em estudos técnicos daquela costa, que tem cerca de três quilômetros e possui pontos com características específicas. Essas características, que incluem trechos onde as ondas batem com mais força, foram levadas em consideração tanto na elaboração quanto na execução do projeto. Ao realizar a obra, a prefeitura do Rio teve o objetivo de evitar a desordem urbana e ocupação desordenada da praia, bem como de preservar o meio ambiente.
Há muito tempo, os freqüentadores da Praia da Macumba já vinham reclamando do mau estado das estruturas do local, alegando que a prefeitura abandonou a orla da Macumba.


Nenhum comentário: