Fernanda Habib – Jornalismo - Univercidade
O Festival Internacional de Linguagem Eletrônica do Rio de Janeiro, o File Rio 2009, chega em sua quarta edição mostrando o que há de mais recente na produção de arte e tecnologia no Brasil e no Mundo. O público confere os trabalhos na área de web arte, inteligência artificial, intalações interativas, animações computadorizadas e game art.
Para este ano, o File Rio trouxe oito instalações interativas. Entre elas, a experimentação na área de sound art com a obra Skinstruments, do artista holandês Daam Brickman. Segundo Ricardo Barreto, um dos criadores do festival, a instalação holandesa transforma pessoas em instrumentos e compositores: "É um trabalho que precisa ser em dupla. A pessoa que se disponobiliza a ser o instumento, toca na instalação e toda a sua pele se torna musical. A outra pessoa assumi o papel de compositor e ao tocar na pele da "pessoa-instrumento" cria sons diferentes", define Barreto.
A estrutura do Festival conta com uma novidade, o lançamento do Cinema Documenta, o File CD, que reúne documentários produzidos no mundo (ainda inéditos no Brasil) sobre cultura eletrônica ,com o objetivo de constituir um grande acervo sobre a história da arte digital.
SERVIÇOS
FILE RIO - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (exposição)
De 10 de março a 19 de abril de 2009
Local: Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Horário: de terça a domingo das 11h às 20h
Informações: 31313060
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário