Carolina Carvalho - Jornalismo - UniverCidade
Durante a campanha, o prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, fez questão de frisar que o problema da saúde deveria ser resolvido com urgência, pois o atendimento a população é precário. Logo na primeira entrevista, após vencer as eleições, Paes anunciou 83 medidas. Uma delas prometia postos de saúde funcionando em três turnos, além de plantão permanente de clínicos, pediatras e ginecologistas. No dia 9 de outubro de 2008, o prefeito eleito participou de um debate na sede do jornal O Globo e falou sobre o programa Saúde da Família. "A saúde é prioridade absoluta da minha candidatura. A prefeitura tem que assumir o papel de gestora plena do sistema de saúde do município. A gestão de saúde na área metropolitana do Rio é fundamental. Para este verão, precisamos ter os postos abrindo mais cedo e fechando mais tarde. E a emergência tem que ser para infartados e acidentados", disse Paes ao editor-executivo do Globo Luiz Antônio Novaes.
O novo prefeito promete também apenas uma central de regulação de leitos e de marcação de consultas para que dessa forma a rede pública de saúde funcione de forma integrada. Paes já anunciou o secretário municipal da Saúde durante o seu mandato, o médico cardiologista Hans Fernando Rocha Dohmann.
Postos 24 horas
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde revelou que, nos sete postos que funcionam 24 horas, mais de 70% dos atendimentos são direcionados a aultos e ocorrem durante o dia. Segundo Paes, o grande problema é que a população só procura as unidades em casos mais graves, havendo necessidade de remoções para hospitais.
Além do atendimento médico e de enfermagem, os postos oferecem vacinação, curativos, promoção de saúde, prevenção às doenças e visitas. Contam também com equipes de saúde da família e bucal. Desde março desse ano, as equipes dobraram a oferta de leitos e cadeiras de hidratação, de 223 para 466.
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário