sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Cultura - Grupo Teatral Olodum traz “Ó Paí, Ó” para o Villa Lobos

Bartira Lima - Jornalismo - UniverCidade

O Bando de Teatro Olodum, em montagens que retratam o cotidiano do negro contemporâneo e a cultura afrodescendente, traz ao Rio de Janeiro quatro espetáculos de seu repertório que conquistaram público e crítica: “Ó Paí, Ó”, “Cabaré da Rrrrraça”, “Sonho de uma noite de verão” e “Áfricas” - esse último voltado para o público infanto-juvenil. As peças serão apresentadas no Teatro Villa Lobos, em Copacabana, entre os dias 5 e 21 de dezembro.

O grupo, formado por 19 atores negros de diferentes faixas etárias, está em processo criativo e se preparando para mais uma etapa do projeto “Manutenção do Bando”, patrocinado pela Petrobras. O projeto prevê - além da apresentação do repertório - oficinas de teatro, música, dança, intercâmbios com grupos culturais e o registro de relatos de pessoas da melhor idade afrodescendentes, que servirá de base para a próxima montagem do Bando.

O espetáculo “Ó Paí, Ó” - que já foi exibido como filme e, atualmente, é série de TV - fica em cartaz no palco carioca entre os dias 5 a 14 de dezembro. Ele aborda a realidade interna dos cortiços do Pelourinho, que, até os anos 80, era estigmatizado como zona de prostituição e marginalidade. Além do problema da moradia, a montagem abordou o trágico tema do extermínio de menores, denunciando a exclusão social. A estudante Amábile Novaes, 19 anos, assistiu “Ó Paí, Ó” no cinema e afirma que não vai perder a chance de ver no teatro: “Eu já assisti no cinema e adorei! No teatro deve ser ainda mais emocionante, pois os atores estão bem próximos da gente. Não posso perder essa oportunidade, já que vão ficar pouco tempo aqui no Rio".

O Bando de Teatro Olodum se apresenta entre os dias 5 a 21 de dezembro, no Teatro Villa Lobos. Endereço: Avenida Princesa Isabel, 440, Copacabana / Telefone: (21) 2275-6695

Nenhum comentário: